A Revista Alegrar, nesta 16ª edição, apresenta com grande satisfação ensaios e artigos referentes às comunicações orais do VI Seminário Conexões: Deleuze e Máquina e Devires e…, evento ocorrido na Universidade Estadual de Campinas, em setembro de 2015.

 “’Deleuze e Máquinas e Devires e …’, porque o pensamento deleuziano é atravessado pelas intensidades que se produzem na relação com o plano de imanência, condição para a emergência e sentidos da diferença e devires. Máquinas porque, do ponto de vista estético, as novidades que emergem de significações antes não existentes dependem de um trabalho de criação entre a individuação e o caos, dois conceitos para os quais o conceito de máquinas faz proliferar vários sentidos outros.

A realização do VI Seminário Conexões Deleuze e Máquinas e Devires  e… articula-se ao projeto “Intervalar o currículo: potência das audiovisualidades” (CNPq 484908/2013-8), cujos referenciais teóricos dialogam com os conceitos de Gilles Deleuze e sua Filosofia da Diferença. Este projeto, de natureza multidisciplinar e que aglutina pesquisadores e universidades brasileiras e estrangeiras, procura abordar aspectos relevantes tanto na teorização contemporânea do campo educacional, à medida em que busca conexões entre os estudos curriculares, a filosofia da diferença e os estudos audiovisuais, quanto na proposição prática de acontecimentos das pedagogias audiovisuais, nas interfaces dos espaços educativos institucionalizados ou não. É evidente sua contribuição para se pensarem políticas educativas associadas à estética e ao cotidiano.” (fonte: http://seminarioconexoes.wix.com/conexoes, acesso em 12/12/2015)

Esta edição da Alegrar é dividida em sessões correspondentes às mesas que compuseram o evento, com grupos de três a quatro textos que ressoam entre si. Diversos são os temas que atravessam os textos: educação, artes, imagens, literatura, cidade, ambiente, dentre outros. Os textos proliferam conexões entre a filosofia de Gilles Deleuze e variadas modalidades do pensar, problematizando acontecimentos múltiplos. O princípio de composição das sessões é apresentado em um pequeno texto que introduz cada uma delas.

Os outros textos do Seminário Conexões estarão disponíveis na Revista Linha Mestranúmero 27 (link).

Que este material tão vasto e intenso possa suscitar novas alegrias do pensamento numa leitura potencializadora.

Kátia Maria Kasper

Cíntia Vieira da Silva