“Máquinas de fazer vento”: coronavírus, pandemia e isolamento social a partir de uma perspectiva da infância

Vitor Janei

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo tratar a respeito da pandemia de coronavírus na cidade de São Paulo e seu decorrente isolamento social, segundo uma perspectiva da infância. O autor aborda o tema a partir de conversas realizadas em encontros virtuais e presenciais com crianças, no exercício de seu ofício de professor de Educação Infantil e as analisa, associa, relaciona, agencia aos pensamentos de autores como Deleuze, Nietzsche e Spinoza.
Palavras-chave: Infância – Crianças – Coronavírus

Abstract

This essay aims to address the coronavirus pandemic in the city of São Paulo and its resulting social isolation from a childhood perspective. The author approaches the theme from conversations held in virtual and face-to-face meetings with children, in the exercise of their profession as a teacher of Early Childhood Education and as an analysis, associates, relates, agency to the thoughts of authors such as Deleuze, Nietzsche and Spinoza.
Keywords: Childhood – Children – Coronavírus

Texto Completo

PDF

Referências

DELEUZE, Gilles. Cursos sobre Spinoza (Vincennes, 1978 - 1981). Fortaleza. UECE, 2019.

DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio d’água, 2004.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 3. São Paulo: 34, 2012.

DYLAN, Bob. Blowin' in the Wind. Nova Iorque: Columbia Records: 1963. Long Player (50:04).

PELBART, Peter Pál. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: N-1, 2016.

PELBART, Peter Pál. Ensaios do assombro. São Paulo: N-1, 2019.