Habitar Casas e Ruínas: implicações do cotidiano e da pandemia no processo artístico

Glayson Arcanjo de Sampaio

Cotidiano com verduras e legumes lavados após chegarem das compras, maio 2020. Fonte: arquivo pessoal.

Resumo

Neste artigo, investigo as alterações ocorridas nas esferas de um processo de criação constituído por intervenções realizadas em espaços das cidades, para refletir sobre como o lugar de ocorrência do trabalho do artista irá se modificar drasticamente após a chegada do vírus, trazendo, consequentemente, a necessidade de permanecer no interior da própria casa durante um período dilatado de tempo. As reflexões concentram-se na inseparabilidade entre o fazer artístico e os espaços da casa e nas temporalidades do cotidiano explicitados através da percepção das rotinas e tarefas realizadas na quarentena. A casa é compreendida como uma espécie de atelier ampliado para criação, exposição e circulação do trabalho artístico. Para dar sustentação às reflexões pretendidas, esse texto vai se valer principalmente de anotações autorais desenvolvidas nos quatro primeiros meses de quarentena e de escritos de Daniel Burren, em A função do atelier, de Lisete Lagnado, em Ateliê, Laboratório e Canteiro de obras, e de Regina Melim, em Performance nas artes visuais.
Palavras-chave: Processos de criação; Quarentena; Habitar; Casa; Cotidiano; Atelier.

Abstract

In this article I investigate the changes that occurred in the spheres of a creative process consisting of interventions carried out in city spaces to reflect how the place where the artist's work takes place will significantly change after the arrival of the virus, and consequently, so will the need to stay isolated within their own houses for an extended period of time. It focuses on the inseparability of the house spaces and the temporality of everyday life; routines and tasks performed during the quarantine, comprising the house as an expanded studio for the creation, exhibition and circulation of artistic work. To support the intended reflections, this paper will mainly rely on the author’s notes taken during the first four months of quarantine, and the writings by Daniel Burren, in A função do atelier, by Lisete Lagnado, in Ateliê, Laboratório e Canteiro de obras, and by Regina Melim, in Performance nas artes visuais.
Keywords: Creation process; Quarantine; Habit; House; Everyday life; Studio.

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Referências

BUREN, Daniel. A função do atelier. In: LOOCK, Ulrich (Ed.). Anarquitetura de Andre a Zittel. Porto: Publico/Fundação Seralves, 2005.

LAGNADO, Lisete. Ateliê, Laboratório e Canteiro de obras. Folha de S. Paulo [online], Caderno Mais! Artes, 13 de janeiro de 2002. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1301200212.htm. Acesso em: 28 fev. 2017.

MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

SAMPAIO, Glayson Arcanjo de. Em demolição: notas sobre desenho, processo, lugar = In demolition: notes on drawing, process, place. 2018. 1 recurso online (295 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/333755. Acesso em: 24 abr. 2019.