Errâncias pedagógicas: encantamentos pandêmicos

Sheila Hempkemeyer

Resumo

O texto é uma (in)útil construção pandêmica a partir de pesquisas e reflexões no campo da educação, entrelaçando aflições e fugas ficcionais e imagéticas sobre uma vida em confinamento. De modo despretensioso tensiono diálogos entre práticas educativas domésticas e o que disso pode importar no exercício da pesquisa e da formação acadêmica. Através de alguns experimentos formativos irrelevantes busco tensionar questões do vivido, inquietudes e incômodos instáveis e em (des)construção, ensaiados no cotidiano e esboçado em pensamento e invenções. Defendo que a potência da criação e da errância na clausura são modos de rupturas frente aos atuais avanços tóxicos, viróticos, sufocantes e conservadores, atentando-se ao exercício processual da alteridade, da inventividade e da experimentação.
Palavras-asas: Educação; Errância; Escrever; Ficção.

Resumen

El texto es una construcción pandémica inútil basada en investigaciones y reflexiones en el campo de la educación, entrelazando aflicciones ficticias e imaginarias y fugas sobre una vida en el encierro. Sin pretensiones tenso diálogos sobre las prácticas educativas domésticas y lo que nos puede importar en el ejercicio de la investigación y la formación académica. A través de algunos experimentos formativos irrelevantes trato de tensar temas de lo vivido, inestable e incómodo y en (des)construcción, ensayado en la vida cotidiana y perfilado en pensamiento e invenciones. Sostengo que el poder de creación y de deambular en el recinto son modos de ruptura ante los actuales avances tóxicos, virales, sofocantes y conservadores, atendiendo al ejercicio procedimental de la alteridad, la inventiva y la experimentación.
Palabras-de-ala: Educación; Errante; Escribir; Ficción.

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