Ceci n’est pas une école: suspensão, profanação, atenção, amor, responsabilidade, tecnologia, preparação

Karina Rousseng Dal Pont

Resumo

Neste exercício uma imagem que circulou durante o período da pandemia foi perfurada por linhas e agulhas do bordado como possibilidade de criação de gestos mínimos na educação. Palavras extraídas do livro “Em defesa da escola”, de Jan Masschelin e Maarten Simons, são sobrepostas à imagem como modo de afirmar a diferença entre o que faz a escola e os outros ambientes de aprendizagens. Diante do que parece desmoronar com a pandemia e as ausências impostas pelo distanciamento social, a composição artística se deu em torno da seguinte questão: como exercitar uma presença senão pela/na virtualidade das relações? A experimentação artística é tomada nesse exercício como urgências da expressão, no sentido de organizar e tornar possíveis a vida e a docência.
Palavras-chave: educação; docência; pandemia.

Resumen

Resumen: En este exercicio una imagen que circulaba durante el período pandémico fue pinchada con hilos y agujas de bordar como posibilidad de crear gestos mínimos en la educación. Palabras extraídas del libro “En defensa de la escuela”, Jan Masschelin y Maarten Simons se superponen a la imagen como una forma de afirmar a diferencia entre lo que hace la escuela y los demás entornos de aprendizaje. Frente a lo que parece colapsar con la pandemia y las ausencias que impone el distanciamiento social, la composición artística se desarrolló en torno a la siguiente pregunta: ¿cómo ejercer una presencia, si no para / en la virtualidad de las relaciones? La experimentación artística se toma en este ejercicio como expresión urgente, con el fin de organizar y hacer posible la vida e la docencia.
Palabras-clave: educación; enseñanza; pandemia.

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Referências

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