Entrelaçamentos possíveis do festejo do Bumba-meu-boi como uma prática de educação menor

Carolina Rodrigues de Souza; Diogo Inacio Dias

Resumo

Este artigo, de natureza teórica, propõe uma reflexão acerca de encontros possíveis entre o  Bumba-meu-boi maranhense e a educação para além da dimensão cultural do festejo. A partir da apreciação e análise dos conceitos de menor, proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari, no campo da filosofia da diferença, e de educação menor, proposto por Silvio Gallo, no âmbito da educação,  buscam-se entrelaçamentos do Bumba-meu-boi como uma prática de educação menor que não objetiva  a instauração de totalidades a seguir. Considerando o Bumba-meu-boi uma prática cultural, objetiva-se refletir sobre a presença do festejo nas atividades  escolares para além da cultura, mas como produção de novos modos de vida, possibilitando um movimento de minoração na educação. Não se trata, portanto, de alçar o Bumba-meu-boi como um modelo de temática levado para a sala de aula, mas  pensá-lo como a busca por fluxos de mudança, na direção de novas subjetividades, em um movimento de sair da cultura e encontrar a vida.

Palavras Chave: Educação Menor; Bumba-meu-boi; Resistência.

Abstract

This article, of a theoretical nature, proposes a reflection on possible encounters between Maranhão's Bumba-meu-boi and education beyond the cultural dimension of the celebration. From the appreciation and analysis of the concepts of minor, proposed by Gilles Deleuze and Félix Guattari, in the field of philosophy of difference, and of minor education, proposed by Silvio Gallo, in the field of education, we seek intertwinings of Bumba-meu- ox as a minor education practice that does not aim to establish totalities to follow. Considering Bumba-meu-boi as a cultural practice, the objective is to reflect on the presence of the celebration in school activities beyond culture, but as a production of new ways of life, enabling a movement towards reduction in education. It is, therefore, not about Bumba-meu-boi as a model for the classroom, but as the search for flows of change, towards new subjectivities, leaving dogmatism and finding thoughts.

Keywords: Minor Education; Bumba-meu-boi; Resistance.

Texto Completo

PDF

Referências

ACSELRAD, Maria. Viva a Pareia! Corpo, Dança e Brincadeira no Cavalo Marinho de Pernambuco. Rio de Janeiro: Universitária, 2013.

ANDRADE, Mário. Danças dramáticas do Brasil. Belo Horizonte/Brasília. Itatiaia, Instituto Nacional do Livro, Fundação Pró Memória, 1982.

BORBA, Alfredo. et. al. Brincantes. Recife: Ed. Prefeitura da Cidade do Recife, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BUENO, André Curiati de Paula. Bumba-boi maranhense em São Paulo. São Paulo: Nankin, 2001.

BUENO, André Curiati de Paula. Palhaços de cara preta: Pai Francisco, Catirina, Mateus e Bastião, parentes de Macunaíma nos Bumba-bois e Folias-de-reis - MA, PE, MG. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo: São Paulo, 2004.

CARVALHO, Maria Michol Pinho de. Matracas que desafiam o tempo: é o Bumba-boi do Maranhão. Edição da autora: São Luís, 1995.

CARVALHO, Maria Michol Pinho de. (Coord.) Memórias de velhos - depoimentos: uma contribuição à memória oral da cultura popular maranhense. vol. I a IV. São Luís: Lithograf, 1997.

CARVALHO, Luciana Gonçalves. A graça de contar: um pai Francisco no Bumba-meu-boi do Maranhão. Rio de Janeiro: Aeropolano, 2011.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Instituto Nacional do Livro, 1954.

CASCUDO, Luís da Câmara. Folclore do Brasil. Brasil/ Portugal: Fundo de Cultura, 1967.

DEBORD, Guy. Sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.


DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Trad. Luiz R.S Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka:por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

DIAS, Diogo Inacio. Bumba-boi Maranhense: narrativas e conteúdos de significados. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Arte-Teatro. São Paulo: Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2019.

FILHO, Hermilo Borba. Apresentação do Bumba-meu-boi. Recife: Imprensa Universitária, 1967.

FOUGERAY, Sylvie. Le boeuf, le saint et le jeu. Tese de Doutorado. 2v, 573 p. Paris, Université de Paris VII - Jessieu, 1991.
GALLO, Sílvio. Por uma Educação Menor. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 27 n. 2, p. 169-176, jul./dez, 2002.
JUDAS, Maria Lúcia; FRANCO, Monique. Palhaços do nosso povo. São Paulo: Orientação: Clerouak, 2010.

LIMA, Carlos de. Bumba-meu-boi. São Luís: Edição do autor, 1982.

MURPHY, John Patrick. Cavalo-marinho pernambucano. Trad. André Curiati de Paula Bueno. Minas Gerais: Ed. UFMG, 2008.

NEGRI, Antonio. Exílio. São Paulo: Iluminuras, 2001.