Entrelaçamentos possíveis do festejo do Bumba-meu-boi como uma prática de educação menor
Entrelaçamentos possíveis do festejo do Bumba-meu-boi como uma prática de educação menor
Carolina Rodrigues de Souza; Diogo Inacio Dias
Resumo
Este artigo, de natureza teórica, propõe uma reflexão acerca de encontros possíveis entre o Bumba-meu-boi maranhense e a educação para além da dimensão cultural do festejo. A partir da apreciação e análise dos conceitos de menor, proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari, no campo da filosofia da diferença, e de educação menor, proposto por Silvio Gallo, no âmbito da educação, buscam-se entrelaçamentos do Bumba-meu-boi como uma prática de educação menor que não objetiva a instauração de totalidades a seguir. Considerando o Bumba-meu-boi uma prática cultural, objetiva-se refletir sobre a presença do festejo nas atividades escolares para além da cultura, mas como produção de novos modos de vida, possibilitando um movimento de minoração na educação. Não se trata, portanto, de alçar o Bumba-meu-boi como um modelo de temática levado para a sala de aula, mas pensá-lo como a busca por fluxos de mudança, na direção de novas subjetividades, em um movimento de sair da cultura e encontrar a vida.
Palavras Chave: Educação Menor; Bumba-meu-boi; Resistência.
Abstract
This article, of a theoretical nature, proposes a reflection on possible encounters between Maranhão's Bumba-meu-boi and education beyond the cultural dimension of the celebration. From the appreciation and analysis of the concepts of minor, proposed by Gilles Deleuze and Félix Guattari, in the field of philosophy of difference, and of minor education, proposed by Silvio Gallo, in the field of education, we seek intertwinings of Bumba-meu- ox as a minor education practice that does not aim to establish totalities to follow. Considering Bumba-meu-boi as a cultural practice, the objective is to reflect on the presence of the celebration in school activities beyond culture, but as a production of new ways of life, enabling a movement towards reduction in education. It is, therefore, not about Bumba-meu-boi as a model for the classroom, but as the search for flows of change, towards new subjectivities, leaving dogmatism and finding thoughts.
Keywords: Minor Education; Bumba-meu-boi; Resistance.
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