A importância da leitura e o papel da literatura infantil e infantojuvenil na formação do leitor
A importância da leitura e o papel da literatura infantil e infantojuvenil na formação do leitor
Felipe Zuculin da Fonseca
Resumo
O presente artigo tem a finalidade de aprofundar os estudos sobre a importância da literatura infantil e infantojuvenil, por meio da qual o jovem tem seu primeiro contato com o mundo da leitura, e que pode ser crucial para a sua formação como futuro leitor. Dessa maneira, procuramos demonstrar a importância da exploração do universo literário infantil já nas primeiras etapas do desenvolvimento da criança, construindo assim uma relação de prazer e afetividade entre o leitor e o texto. A estreita relação que surge da intimidade criada entre essas peças garantirá ao futuro leitor, pelo aprofundamento linguístico, atingir os níveis mais profundos de conhecimento e o domínio de um dos mais complexos processos da vivência escolar. Serão apresentadas a história do surgimento da literatura infantil e infantojuvenil brasileira, as etapas do desenvolvimento linguístico da criança e os caminhos a serem percorridos para se desenvolver o prazer e o gosto pela leitura.
Palavras-Chave: Leitura; Literatura infantil; Formação do leitor.
Abstract
This article aims to deepen the studies on the importance of children and youth literature, through which the youngsters have their first contact with the world of reading, and that could be crucial to the formation of youth as future reader. Thus, we seek to demonstrate the importance of the exploitation of child and youngster literary universe already present in the early stages of child development, and building a happy and warm relationship between the reader and the text. The close relationship that arises through the nearness created between these parts will ensure the future reader, through language deepening, to reach higher levels of knowledge and mastery of one of the most complex processes of school life. In addition to the history of the arising of children and youth Brazilian literature, it will be presented the stages of language development of the child, the paths to be covered so as not to miss pleasure and taste for reading.
Keywords: Reading; Children’s literature; Reader training.
Texto Completo
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2006.
BAMBERGER, Richard. Como Incentivar o Hábito da Leitura. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000.
BREVES FILHO, José de Souza. Uma Leitura da Literatura Infantil na Escola. 1. ed. Fortaleza: Edições Breves Palavras, 2004.
CADEMARTORI, Lígia; MACIEL, Ira; PAIVA, Jane. Literatura para Todos: Conversa com Educadores. 1 ed. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
COELHO, Nelly. Novaes. Literatura Infantil: Teoria, Análise, Didática. 7 ed. São Paulo: Moderna, 2000.
COLOMBO, Fernando José. A Literatura Infantil Como Meio Para a Formação da Criança Leitora. Marília: [s.n.], 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/91171>. Acesso em: 04 Nov. 2021.
FLECK, Gilmei Francisco. A Literatura Infantil e Infantojuvenil: Perspectivas, Desafios e Ensino. [s.l.]: Revista Língua e Literatura, 2007. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/72>. Acesso em: 28 Ago. 2021.
KLEIMAN, ngela B. Os Significados do Letramento: Uma Nova Perspectiva Sobre a Prática Social da Escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: História & Histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007.
MACHADO, Miriam Raquel Piazzi. Alfabetização e Letramento Literário no 2° Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos: Funções e Usos da Literatura Infantil. Presidente Prudente: [s.n.], 2011. Disponível em: <https://doaj.org/article/3bb9c4cc781e4c7481844a45c78e5bb4>. Acesso em: 22 Set. 2021.
PITTA, Ana Lucia. Literatura Infantojuvenil. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, [s.d]. Disponível em: <http://periodicos.anhembi.br/arquivos/Ebooks/432429.pdf>. Acesso em: 13 Out. 2021.
RIBEIRO, Clemári Marques. Literatura Infantojuvenil. In: Material Teórico. Literatura Infantojuvenil. [s.l.]: Universidade Anhembi Morumbi, [s.d.]. Disponível em: <http://anhembi.blackboard.com>. Acesso em: 11 Ago. 2021.
SILVA, Ivanda Maria Martins. Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar. Anais do evento PG letras, v. 30, p. 514-527, 2005. Disponível em: < l1nq.com/VXlT7>. Acesso em: 17 Out. 2021
SILVA, Marinete Tavares Caputo. A recepção leitora cruzando fronteiras na sala de aula. De Letra em Letra. Guarulhos, v. 6 n. 1 p. 24-36, jan./ jul., 2019. Disponível em: < http://www.revistadeletraemletra.com.br/ojs/index.php/deletraemletra/article/view/49>. Acesso em: 24 Jul. 2021.