Posso rir na escola?  

Luís Felipe Perinei

Resumo

O espaço de aprendizagem se comparado com o espaço da cena pode estabelecer conexões transgressoras que vão pluralizar caminhos na formação docente e artística e que respingará na formação discente. A experiência da comicidade, tão comum no palco, pode ser um direcionamento curioso e de desconstruções para professores que desejam reconectar o seu fazer profissional com a criatividade e o bem-estar num ambiente leve e descontraído. Entretanto, não é um caminho fácil e essa pesquisa se propôs a pensar em algumas provocações em cima do ato de rir como refazimento de estruturas basilares de como lidar com o outro. A proposta inicial é pensar o humor como base para a desconstrução e denúncia de máscaras sociais rígidas e com isso reconstruir as didáticas dos espaços de ensino. A reconstrução não é apenas metodológica, mas também humanista do sujeito ativo que está conduzindo a sala de aula e/ou de ensaio.

Palavras-chave: riso, humor, experiência, máscaras, ensino.

Abstract

The learning space, compared to the scene space, can establish transgressive connections that will pluralize paths in teacher and artistic training and that will spill over into student training. The experience of humor so common on stage can be a curious and deconstructive direction for teachers who wish to reconnect their professional work with creativity and well-being in a light and relaxed environment. However, it is not an easy path and this research proposed to think of some provocations on top of the act of laughing as a remake of basic structures of how to deal with the other. The initial proposal is to think of humor as a basis for the deconstruction and denunciation of rigid social masks and, with that, to rebuild the didactics of teaching spaces. The reconstruction is not only methodological, but also humanistic of the active subject who is leading the classroom and/or rehearsal.

Keywords: laughter, humor, experience, masks, teaching.

Texto Completo

PDF

Referências

BENTLEY, Eric. A experiência viva do teatro. Zahar: Rio de Janeiro, 1967.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

LARROSA, Jorge. Elogio ao riso. In: Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

LULKIN, Sérgio Andrés. A potência do humor e do riso na escola. Artigo retirado da Revista Alegrar Nº 4, 2007. Disponível em: https://alegrar.com.br/artigos-04/

MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. São Paulo: UNESP, 2003.

MOTA, Marcus. Dramaturgia e comicidade. In: Da cena contemporânea. Abrace: Rio Grande do Sul, 2011, p. 72-80.

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. São Paulo: Editora 34, 2016.

PERINEI, Luís Felipe. Jogos de expressão corporal: experiência e arte no contexto escolar. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2020.