Carta à professora e ao professor que estão por vir…

Gilberto Silva dos Santos

Virgínia Crivellaro Sanchotene

Resumo

[...]
Uma carta sinaliza um diálogo. Encontro entre dois espaços distintos, mas correlacionados: uma escola básica e um ensino superior. Uma pista de corrida entre marcas temporais. Do passado ao futuro e, ao mesmo tempo, entre futuro e passado, entre ouvir e falar, entre registrar e criar: instante possível a afirmar um presente.  Um presente inventado a partir de elaborações passadas e futuras. Articulações entre atravessamentos. Pistas e rastros e sentidos e palavras e coisas (FOUCAULT, 2007). Efeitos produzidos entre escola básica e universidade. 
[...]

Texto Completo

PDF

Referências

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Trad. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. 

SANCHOTENE, Virgínia Crivellaro; SANTOS, Gilberto Silva. Rachar as palavras em aulas de matemática: (com)posições de sentidos. Boletim online de educação matemática, v8, p. 180-197, 2020. https://doi.org/10.5965/2357724X08172020180