Escrita, raça, racismo, educação e seus silêncios

Jeimy Marcela Cortés-Suarez; Roger Miarka

Resumo

Este texto apresenta exercícios de escrita em forma de fragmentos, chamados de lampejos, produzidos em uma dissertação de mestrado que investigou a potência de um grupo de mulheres pretas – cis e trans –, todas com formação em algum nível em uma área tecnológica, que se uniram ao perceberem a falta de oportunidades profissionais devido a questões de raça, gênero, sexualidade e condição social. A produção de dados se deu por meio do Método da Cartografia e assumiu a Filosofia da Diferença como operante. Esses lampejos são considerados manifestações produzidas em meio à escrita a partir e junto com a vivência de um trabalho de campo e seus silêncios, com a potência de acionar outras presenças. Para este texto, assumiu-se a escolha do tema “raça, racismo e educação”, compostos com dados, poemas, literatura, letras de música e imagens, tomados como ferramentas que serviram ao ato de escrever, de anunciar, de denunciar e de – espera-se – afetar o leitor.

Palavras-chave: educação matemática; políticas de escrita; filosofia da diferença; método da cartografia.

Writing, Race, Racism, Education and their Silences

Abstract

This text presents writing exercises in the form of fragments, called flashes, produced in a master's thesis that investigated the potency of a group of black women - cis and trans -, all with training at some level in a technological area, which united when they realized the lack of professional opportunities due to issues of race, gender, sexuality and social status. The production of data took place through the Cartography Method and assumed the Philosophy of Difference as operative. These flashes are considered manifestations produced in the midst of writing from and together with the experience of fieldwork and its silences, with the power to trigger other presences. For this text, it was assumed the choice of the theme “race, racism and education”, composed with data, poems, literature, music lyrics and images, taken as tools that served the act of writing, announcing, denouncing and – is expected – to affect the reader.

Keywords: mathematics education; writing policies; philosophy of difference; method of cartography. 

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Referências

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