Conselho de classe: que tal uma implosão!!! Uma análise das formas burocrático-produtivistas. Articulando novas experiências pelo/no campo do pensar/aprender

André Antunes Martins

Resumo

Nosso estudo objetiva analisar o conselho de classe em sua forma burocrático/produtivista. Por meio de uma revisão de literatura pretendemos demarcar as características que dinamizam essas instâncias, as permanências e mudanças num contexto de redemocratização da educação. Compreendemos que o conselho de classe pouco mudou, suas concepções e práticas estão enraizadas num tradicionalismo institucional renitente, servindo como uma forma de enclave reservado à produção e manutenção da centralidade decisória da avaliação pelos rendimentos e, consequentemente, processos estigmatizantes e excludentes dos estudantes e comunidades. 

Palavras chave: conselho de classe, gestão democrática, aprendizagem, pensar/aprender.

Conseil de classe: Que diriez-vous d’une implosion !!! Une analyse des formes bureaucratiques-productivistes. Articuler de nouvelles expériences à travers/dans le domaine de la réflexion/apprentissage.

Résumé

Notre étude vise à analyser le conseil de classe dans sa forme bureaucratique/productiviste. A travers une revue de la littérature nous entendons délimiter les caractéristiques qui dynamisent ces instances, la permanence et les changements dans un contexte de redémocratisation de l'éducation. On comprend que le conseil de classe a peu changé, ses conceptions et ses pratiques s'enracinent dans un traditionalisme institutionnel tenace, il sert de forme d'enclave réservée à la production et au maintien de la centralité décisionnelle de l'évaluation par le revenu et, par conséquent, stigmatise et en excluant les processus des étudiants et des communautés.

Mots-clés: conseil de classe, gestion démocratique, apprentissage, réflexion/apprentissage.

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