De mar, montanhas, varandas e pensamentos

Guilherme Trópia

Resumo

Esse trabalho reinventa experiências formativas de professores de ciências naturais em um curso de graduação em Pedagogia a partir de leituras literárias de autores, como Mia Couto, Clarice Lispector e Manoel de Barros. Essa reinvenção parte de um exercício metodológico de escrita literária que, na impossibilidade de fronteira entre o real e ficcional, reinvente nossas experiências e convide o leitor a entrar nas nossas poéticas formativas de professores.

Palavras-chave: escrita literária, invenção, ficção, ciências naturais, formação de professores

Abstract

This work reinvents the training experiences of natural science teachers in an undergraduate course of Pedagogy based on literary readings by authors such as Mia Couto, Clarice Lispector and Manoel de Barros. This reinvention starts from a methodological exercise on literary writing that, in the impossibility of bordering between the real and fictional, reinvents our experiences and invites the reader to enter our poetics for teacher training.

Key-words: literary writing, invention, fiction, natural sciences, teacher education

Texto Completo

PDF

Referências

BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.

COLASANTI, Marina. O navio fantasma atracou na terceira margem do rio. Leitura: Teoria e Prática, v.32, n.63, p.155-165, 2014.

COUTO, Mia. A varanda do frangipani. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 

GONÇALVEZ, Juliana A. J. Inaína: hacker dos afetos. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, 2016.

LISPECTOR, Clarice.  A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.

TKOTZ, Silvia B. De canarinhos a Bom Jesus: tecendo histórias em conversas. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.