Cartografias e escritas-vegetais em educação

Marcos Allan da Silva Linhares

Keyme Gomes Lourenço

Resumo

Este artigo, de natureza teórica, narrativa e experimentativa, tem como objetivo cartografar experimentações docentes em ciências, tanto na educação básica quanto no ensino superior, buscando nessas práticas derramamentos que formaram tramas entre um educar com as plantas. Para o presente trabalho, dividimos a escrita em três partes. Na primeira tecemos aproximações entre os conceitos que reverberam pelas leituras como o de experimentação. Em seguida, apresentamos considerações teórico-metodológicas acerca da cartografia. E por fim, na terceira parte, produzimos experimentações com a escrita e algumas considerações construídas com as vivências e experiências que foram capturadas entre os encontros para docência e os derramamentos causados por elas, após o encontro com a pesquisa. São essas aproximações que nos fazem ver a trama formada entre os vegetais e educação e  experimentação: os desejos, as angústias, as resistências e os modos como reinventamos nossas práticas docentes nas instituições de ensino.

Palavras-chave: Cartografia; Plantas; Experimentação; Ensino de Ciências; Formação de Professores.

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