Envios [vídeo-cartão-postal]

Maruzia Dultra

Resumo

A obra é uma transcriação do livro O Cartão-postal, de Jacques Derrida, feita, inicialmente, com a poética da adulteração no texto do capítulo “Envios”. As imagens explicitam à pessoa espectadora os trechos selecionados nas páginas originais para a reescrita e também os apresenta sob a forma de colagem artesanal, compondo uma carta fictícia. O experimento desdobra minha pesquisa pós-doutoral sobre literatura expandida, desenvolvida em 2020-2021, com a supervisão do poeta Prof. Dr. Sandro Ornellas. Além disso, é dedicado a Patrick Brock, que, com sua resposta a uma mensagem instantânea, mostrou-me que a arte ultrapassa os limites do tempo e transforma 25 anos em nada.

Ficha Técnica

Imagens, Edição e Texto: Maruzia Dultra
Leituras: Maruzia Dultra e Sandro Ornellas 
Epígrafe: Sandro Ornellas
Texto-fonte: Jacques Derrida
Frase final: Antonin Artaud
Música: Vitor Araújo – “Solidão n. 4” [Artista Convidada: Stefanie Freitas (Piano). Arranjo de vozes: Vitor Araújo. Efeitos nos vocais: Vitor Araújo e Buguinha Dub. Produzido por Ricardo Cantaluppi. Mixado por Buguinha Dub]

Texto Completo

PDF

Referências

ARTAUD, Antonin. A perda de si: cartas de Antonin Artaud. Org. Ana Kiffer; Trad. Ana Kiffer; Mariana Patrício Fernandes. Rio de Janeiro: Rocco, 2017. (col. Marginália)

DERRIDA, Jacques. Envios. Tradução de Ana Valéria Lessa; Simone Perelson. In: DERRIDA, Jacques. O cartão-postal: de Sócrates a Freud e além. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,  2007.