Sobre notas lampejantes e gestos ficcionais

Eduardo Silveira

Resumo

O texto que segue se constitui de camadas temporais que enlaçam diferentes momentos e dimensões da vida daquele que escreve: professor e pai e pesquisador e escritor e ator e palhaço e... São diferentes inscrições que se atravessam: 9 de março de 2020, mesa redonda sobre educação ambiental e ensino de biologia durante a IV Semana de Integração Docente do PPGECT/UFSC, última atividade presencial antes do início do isolamento; 21 de novembro de 2020, palestra remota no evento de extensão “Experimentações Criativas em Educação”, da UFTM; artefatos produzidos por estudantes, durante atividades de ecologia realizadas na disciplina de biologia dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina, em 2019, presencialmente e em 2020, de forma remota; o cotidiano. Com essas camadas sobrepostas, ensaia-se uma trama para o agora: o que vibra nesses diferentes momentos e dimensões quando narrados conjuntamente?

Palavras-chave: educação ambiental; ficção; ensino de biologia; gambiarra

About flashing notes and fictional gestures

Abstract

The present text  is made up of temporal layers that link different moments and dimensions of the writer's life: teacher and father and researcher and writer and actor and clown and... Different inscriptions cross each other in the essay: March 9, 2020, panel discussion on environmental education and biology teaching during the IV PPGECT/UFSC Teacher Integration Week, the last face-to-face activity before the start of isolation; November 21, 2020, remote lecture at the extension event “Creative Experiments in Education”, UFTM; artifacts produced by students, during ecology activities carried out in the biology discipline from technical courses integrated into high school at the Federal Institute of Santa Catarina, in 2019, in person and in 2020, remotely; the everyday. With these overlapping layers, a plot for the now is rehearsed: what vibrates in these different moments and dimensions when narrated together?

Keywords: environmental education; fiction, biology teaching; gambiarra

Texto Completo

PDF

Referências

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vagalumes. Tradução Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

DURAS, Marguerite. Escrever. Tradução Adriana Lisboa, Luciene Guimarães de Oliveira. Belo Horizonte: Relicário, 2021.

FIADEIRO, J.; EUGENIO, F. Secalharidade como ética e como modo de vida: o projeto AND_Lab e a investigação das práticas de encontro e de manuseamento coletivo do viver juntos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.2, n.19, p.61-69, 2019. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3191> Acesso em: 04 abr. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MONTERO, Rosa. A louca da casa. Tradução Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2015.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006