O Outro está aí: lições ameríndias para uma educação com o Outro

Jimy Davison Emídio Cavalcanti

Resumo

O Outro está aí, na escola. Surdas, cegos, cadeirantes, autistas, queer, trans, pobres, quilombolas, feios, negras, indígenas e seus tantos outros, orixás, xapiri, encantados, espíritos. Integrar? Incluir? Deixar habitar desde que não afetem? Proteger-se do Outro? Para então torná-lo o mesmo ou deixá-lo à sua sombra? A proposta deste ensaio é especular outros modos de habitar espaços educativos na heterogeneidade. Fazemos uma travessia por entre encontros heterogêneos em mundos ameríndios, lendo-os com o multinaturalismo interespecífico de Viveiros de Castro ao som dos chamados das florestas.

Palavras-chave: Educação; Outro; Multinaturalismo interespecífico; transformação.

Abstract

The Other is there, at school. Deaf, blind, autistic, wheelchair users, queer, trans, poor, quilombola, ugly, black, indigenous and so many others, orixás, xapiri, enchainted, spirit. Should we integrate? Should we include? Should we allow them to inhabit since they do not afect? Should we protect ourselves from them? So to turn them the same or just to let them in the shadows? The proposal of this essay is to speculate other ways of inhabiting educational spaces in the heterogeneity. We make a journey through heterogeneous encounters in amerindian worlds, whose reading is made with the interespecific multinaturalism of Viveiros de Castro, listening to the calls of the forests.
keywords: Education; Other; Interespecific multinaturalism; Transformation.

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