Aforismar Uma Educação (Matemática): O Que Pode Uma Docência Em Suas Variações?!  

Gilberto Silva dos Santos
Samuel Edmundo Lopez Bello
Virgínia Crivellaro Sanchotene

Resumo

Pensamos docências e aulas e escolas e pesquisas e educações (matemáticas e tantas outras) e pedagogias e a nós mesmos e... A escrita emerge e torna-se material de pesquisa. Feitura que rompe com as linearidades discursivas para diferenciar o pensamento em si mesmo. Ao variar, com os aforismos, potencializa-se o que pode uma Educação Matemática que constitui e é constituída pelos valores contemporâneos que interpelam avaliações. Ao produzir e ser produzida, uma avaliação ocupa um espaço-tempo não vazio a ser preenchido: uma docência. Ao ocupar, torna-se possível pensar tipologias das docências.  Ao fim, interpretamos tipologias das docências contemporâneas com a filosofia de Nietzsche. Exercício de perspectivar as docências e a nós e aos lugares que ocupamos. Variamos entre baixezas e nobrezas no tempo possível do instante: o presente. 

PALAVRAS-CHAVE: Aforismos. Docências. Educação Matemática. 

Abstract

We think about teachings and classes and schools and researches and education (mathematics and many others) and pedagogies and ourselves and… Writing emerges and becomes research material. A feat that breaks with discursive linearities to differentiate thought in itself. By varying, with aphorisms, a Mathematics Education that constitutes and is constituted by contemporary values that challenge evaluations is enhanced. When producing and being produced, an evaluation occupies a non-empty space-time to be filled: a teaching. When occupying, it becomes possible to thinks about teaching typologies. At the end, we interpret contemporary teaching typologies with Nietzsche´s philosophy. Exercise to put in perspective the teachings and us and the places we occupy. We vary between baseness and nobility in the possible time of the instant: the present. 

KEYWORDS: Aphorisms. Teaching. Math Education. 

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