Provocações sobre Cinema, Educação e Alteridade  

Nilson Fernandes Dinis

Resumo

O artigo traz algumas provocações sobre a relação entre o cinema e a educação, conectando algumas ideias de autores como Jean Claude Bernardet, Gilles Deleuze e Elizabeth Ellsworth, para pensar o exercício da alteridade como uma das principais funções do cinema e da educação. Longe do uso do cinema como simples recurso didático pedagógico, colocando-o em um papel secundário em relação à educação, o cinema é uma experiência coletiva, assim como a educação. Mais do que uma máquina mecânica que tenta capturar a fugacidade do tempo pela sucessão de imagens por meio dos processos de filmagem e montagem, o cinema é uma máquina de cortes e fluxos que estabelece outras possibilidades coletivas de vivência do tempo e também de nossa relação com o outro (tanto os outros de nós mesmos e os outros dos outros), assim como também a educação. 
Palavras-chave: Cinema, Educação, Alteridade. 

Provocations on Cinema, Education and Otherness  

Abstract

The article brings some provocations about the relationship between cinema and education, connecting some ideas of authors such as Jean Claude Bernardet, Gilles Deleuze and Elizabeth Ellsworth, to think about the exercise of otherness as one of the main functions of cinema and education. Far from using cinema as a simple pedagogical didactic resource, placing it in a secondary role in relation to education, cinema is a collective experience, just like education. More than a mechanical machine that tries to capture the fugacity of time through the succession of images through the filming and editing processes, cinema is a machine of cuts and flows that establishes other collective possibilities of experiencing time and also of our relationship with the other (both others of ourselves and others of others), as well as education.
Keywords: Cinema, Education, Otherness

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Referências

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