Que corpo é esse?  

Eduardo Silveira    

Resumo

Que corpo é esse? Ao escutar a música-poema, "O corpo, a culpa, o espaço", do grupo musical "O Teatro Mágico" surgiu a ideia para a criação da proposta pedagógica apresentada, cujo objetivo foi trabalhar o tema da fisiologia humana em uma turma do Ensino Médio Técnico Integrado, no IFSC. Na proposta, exploro diferentes possibilidades pedagógicas com esse conteúdo, no sentido de escapar da clássica abordagem cientificista, fragmentada e descontextualizada tão comum no ensino de ciências. Nesse sentido, utilizo-me da noção de ficção e proponho à turma a criação de corpos ficcionais em uma atividade que passou a se chamar "Meu corpo, minhas regras". Toda elaboração da proposta será descrita para que, ao final, os corpos criados possam ganhar vida, sem culpa, no espaço do texto.  

Palavras-chave: corpo, escrita, ficção, fisiologia humana.

Abstract

What body is this? When listening to the poem-music, "The body, the guilt, the space", of the musical group "The Magic Theater" came up the idea for the creation of the presented pedagogical proposal, whose objective was to work the theme of human physiology in a class of the Integrated Technical High School at the IFSC. In the proposal, I explore different pedagogical possibilities with this content, trying to escape from the classical, fragmented and decontextualized scientistic approach so common in science teaching. In this sense, I use the notion of fiction and propose to the class the creation of fictional bodies in an activity called "My body, my rules". The structure of the proposal will be described so that, in the end, the created bodies can come to life, without blame, in the space of the text. 

Keywords: body, writing, fiction, human physiology.

Texto Completo

PDF

Referências

BERTOLLI FILHO, C.; OBREGON, R. L. Corpo, comunicação e educação. Bauru: Ciência & Educação, v. 6, n. 1, 2000.

FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Org. Manoel Barros da Motta, Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. 

MENDES, M. I. B. S.; NOBREGA, T. P. Corpo, natureza e cultura: contribuições para a educação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 27, p. 125-137, Dez. 2004.   
PELLEJERO, E. A.. O Espaço da Ficção: Linguagem, Estética e Política. Revista Geografares, v. 23, p. 25-31, 2016.

PIGLIA, Ricardo. O último leitor. Trad. Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das letras, 2006.

PRECIOSA, Rosane. Rumores discretos da subjetividade: sujeito e escritura em processo. Porto Alegre: Sulina: Editora da UFRGS, 2010.

SILVEIRA, E.. Encontros com Riobaldo e as biodiversidades textuais no ensino de biologia. Espacios Transnacionales, v. 3, p. 32-40, 2015

SOUZA, N. G. S. Que corpo é esse? O corpo na família, mídia, escola, saúde... 2001. Tese de Doutorado em Bioquímica Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre 

TAVARES, G. S.; CHAVES, S. N.. Esse corpo é meu?? Corpos humanos nas/das Ciências. Revista Espaço-Tempo (UFPI), v. 8, p. 89-98, 2015.

VIANNAY, C. V. C.; SELLES, S. E. . Produção acadêmica sobre o ensino do corpo humano nas disciplinas escolares Ciências e Biologia. Revista da SBEnBIO, 2016.