Educação especial: experiência do projeto de inclusão “Trocando cartas”
Educação especial: experiência do projeto de inclusão “Trocando cartas”
Rita Ferreira da Silva
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o relato de experiência do projeto “Trocando Cartas”, realizado com os alunos e usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Piraju – APAE de Piraju (SP). Este projeto de intervenção terapêutica, realizado pelo setor de psicologia, teve como escopo proporcionar aos participantes, condições para a valorização pessoal, elevação da autoestima, interação social e, principalmente, o desenvolvimento de suas habilidades de vida diária e de vida prática. Para a aplicação desta proposta utilizamos como embasamento teórico a teoria de Pichon Rivière. Por meio do projeto “Trocando Cartas”, os alunos e usuários envolvidos na proposta realizaram descobertas pessoais no sentido de habilidades motoras, cognitivas e sociais ainda não exploradas anteriormente. Este projeto atendeu pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual, deficiência múltipla e autismo. Estima-se que cem pessoas, entre a faixa etária de sete a setenta anos, foram beneficiadas por esta intervenção institucional. Palavras-chave: Psicologia, Desenvolvimento, Educação especial.
Abstract
The purpose of this paper is to present the experience of the project "Exchanging Letters", realized with the students and users of the Association of Parents and Friends of the Exceptional of Piraju - APAE of Piraju (SP). This project of therapeutic intervention was aimed at providing participants with conditions for personal appreciation, elevation of self-esteem, social interaction and, above all, the development of their everyday life and practical life skills. For the application of this proposal we use as theoretical basis the Pichon Rivière theory. Through the "Exchanging Letters" project the students and users involved in the proposal made personal discoveries in the sense of motor, cognitive and social skills not yet explored previously. This project served people diagnosed with intellectual disability, multiple disabilities and autism. It is estimated that a hundred people aged between seven and seventy years were benefited by this institutional intervention. Keywords: Psychology. Development. Special education.
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Referências
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