Maquiagem: um dispositivo para pensar o feminino na contemporaneidade

Karoline Cabral Faria

Daniela Franco Carvalho

Resumo

A experiência propulsora deste trabalho foi um ateliê de criação, em um evento de Ensino  de Biologia, cujos gestos, olhares e falas das visitantes compondo conosco uma pesquisa  narrativa. A partir de conceitos sobre o contemporâneo, procuramos compreender a  maquiagem como dispositivo para pensar o feminino. Integrando o corpus analítico, estão  as obras de maquiadoras, artistas e designers que encontram brechas e dão novos sentidos  à maquiagem. Através das provocações trazidas por suas obras, percebemos que estão  em profanação, uma vez que as obras pautadas na maquiagem não agem como um  dispositivo de governo, deixando de impor subjetivações aos sujeitos e de levar a um  aprisionamento pela beleza que padroniza corpos e feminilidades.  

Palavras-chave: maquiagem, feminino, dispositivo, profanação. 

Abstract

The driving experience of this work was a creative studio, in a Biology Teaching event,  whose gestures, looks and speeches from visitors composing a narrative research with us.  Based on concepts about the contemporary, we seek to understand makeup as a device  for thinking about the feminine. Integrating the analytical corpus are the works of makeup  artists, artists and designers who find loopholes and give new meanings to makeup.  Through the provocations brought by his works, we realize that they are in desecration,  since the works based on makeup do not act as a government device, failing to impose  subjectivities on the subjects and lead to imprisonment for the beauty that standardizes  bodies and femininities. 

Keywords: Makeup, female, device, desecration. 

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