Três oficinas, escritas entre rios
Três oficinas, escritas entre rios
Rafael Caetano do Nascimento
Felipe Ferreira Joaquim
Resumo
Um texto-oficina, que se constrói como experimentação entre palavras, sons e imagens, e cuja autoria se dilui em meio à produção de sentido, tecida no ato de compor. Uma oficina-texto, onde nada está dado de antemão e o que vale é o processo de invenção. Juntar, recortar, colar: fluxos que se atravessam a compor uma escrita-rio em passagem. Rio como força movente que arrasta e impele: potência de vida, vastidão, múltiplas margens. Palavras-sedimentos que, no ato do movimento, racham a fixidez do ser para devir. Todas as frases em itálico são citações mas, por escolha nossa, não aparecem referenciadas no corpo do texto, todavia as obras a que recorremos estão relacionadas ao final. Palavras-chave: Experimentação, Linguagem, Narrativas.
Resumen
Un texto-taller, que se construye como una experimentación entre palabras, sonidos e imágenes, y cuya autoría se diluye en medio de la producción de sentido, tejido en el acto de componer. Un taller de textos, donde nada se da de antemano y lo que cuenta es el proceso de invención. Unir, cortar, pegar: flujos que se cruzan para componer una escritura fluvial de pasada. El río como fuerza motriz que arrastra e impulsa: poder de vida, inmensidad, múltiples orillas. Palabras-sedimentos que, en el acto del movimiento, rompen la fijeza del ser a devenir. Todas las frases en cursiva son citas pero, por nuestra elección, no están referenciadas en el cuerpo del texto, sin embargo, las obras que usamos están relacionadas con el final. Palabras clave: Experimentación, Lenguaje, Narrativas.
Texto Completo
Referências
CLARETO, Sônia Maria. Na travessia: construção de um campo problemático. In: CLARETO, Sônia Maria; ROTONDO, Margareth Sacramento; VEIGA, Ana Lygia Vieira Schil da (Orgs.). Entre Composições: formação, corpo e educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011. p. 17-32. CLARK, Lygia. Caminhando. Arquivos. Rio de Janeiro: Associação Cultural <O Mundo de Lygia Clark>, 1964. Disponível em: https://issuu.com/lygiaclark/docs/1964- caminhando_p DELEUZE, Gilles. A literatura e a vida. In:_____ Crítica e clínica. 2ªed. São Paulo: Editora 34, 2011. DELIGNY, Fernand. O aracniano e outros textos. São Paulo: n-1 edições, 2018. FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos, vol. 3. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. HESSE, Hermann. Sidarta. Rio de Janeiro: O Globo; São Paulo: Folha de S. Paulo, 2003. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das letras, 2019. LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação: uma entrevista com Jorge Larrosa. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos Investigativos I: Novos olhares na pesquisa em educação. 3ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, p.129-156, 2007. LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1998. MAKUNAIMÃ: O mito através do tempo. São Paulo: Editora Elefante, 2019. NASCIMENTO, Milton. A terceira margem do rio. In: Txai. Gravadora CBS, faixa 9, 1990. NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Cia das Letras, 2001. O ABRAÇO da serpente. Dirigido por Ciro Guerra. Colômbia: 2015, p&b, 125min. ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. 113 Ed. Rio de Janeiro. Livraria Editora José Olympio, 1978. ROSA, João Guimarães. Tutaméia. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1969. SARAMAGO, José. A caverna. 7ª reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.