Na pele do mundo: educações ambientais
Na pele do mundo: educações ambientais
Cláudio Passos de Oliveira
Resumo
Entre as motivações para a criação do livro Na pele do mundo: educações ambientais estiveram, nas palavras do organizador Leandro Belinaso: i) conhecer (e fazer conhecer) como se nutrem esteticamente educadores/as ambientais de diferentes gerações — como enfrentam as asperezas do mundo, imaginam outros mundos, mantêm a esperança; ii) nutrir os/as leitores/as com "filmes, músicas, livros, conceitos"; e iii) soltar um "grito coletivo em defesa da delicadeza, da arte, da ciência, do meio ambiente, da educação". No Posfácio, o também organizador Davi de Codes aponta que o livro não quer tratar de metodologias, quer contar histórias. A obra, portanto, foi concebida para alcançar um público mais amplo do que aqueles/as especificamente interessados/as em educação ambiental. Esta resenha representa o bem-sucedido alcance desse propósito, pois não foram questões ambientais que me conectaram ao livro. Dentro do amplo rol de temas relevantes tratados de forma fluida e sensível ao longo do texto, meu quinhão foram as histórias e reflexões sobre o escrever. É sob esse enfoque e escolha que componho esta resenha.
Texto Completo
Referências
BELINASO, Leandro; CODES, Davi de (Orgs.). Na pele do mundo: educações ambientais. Florianópolis: Casatrês, 2020. 223p. (eBook)