Pelo não fechamento de uma escola pública de comunidade: políticas de otimização da rede estadual do Rio de Janeiro

André Antunes Martins; Silvério Augusto Moura Soares de Souza

Resumo

Como desdobramento do projeto extensionista de 2018 em Instituição Pública na rede estadual, no município de Niterói/RJ, propomos este artigo que procura evidenciar o potencial de luta por direito à educação através das ações de jovens alunos de uma comunidade pobre pela permanência de seu espaço escolar, contrapondo-se à resolução estadual por fechamento gradual do estabelecimento. Este confronto aconteceu no ano de 2017. A base metodológica para esta reflexão e contextualização dos registros dos alunos se deu a partir de duas matrizes epistemológicas representadas pela conceituação do comum (NEGRI; HARDT, 2016) e pela natureza concreta da subjetividade das interações relacionais (BARATA MOURA, 1997).
Palavras-chave: gestão educacional, resistência, comum, democracia.

Abstract

As a consequence of the 2018 extension project at a State Public School in Niterói / RJ, we propose this article seeks to highlight the right to fight potential to education through the actions of young students from a poor community by continuing its space school, in contrast to the state resolution for gradual closure of the establishment. This confrontation took place in 2017. The methodological basis for this reflection and contextualization of the students' records was based on two epistemological matrices represented by the conceptualization of the “common” (NEGRI; HARDT, 2016) and by the concrete nature of the subjectivity of the students relational interactions (BARATA MOURA, 1997).
Keywords: educational management, resistance, common, democracy.

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Referências

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