Vida e pesquisa e imanência: uma história [de um educador matemático] da/na floresta…

Jorge Isidro Orjuela Bernal

Resumo

O seguinte trabalho contempla, fazendo uso do conto como estratégia, a inseparabilidade existente entre fazer pesquisa e pesquisador como sujeito, ou seja, como alguém que sente angustias, desejos, alegrias e tristezas, que se afeta; e a oportunidade de trazer novos caminhos para abordar o exercício investigativo. Neste sentido a imanência como o planteia Deleuze (1995), não dependente de um objeto nem pertencente a um sujeito, se faz presente nas atualizações que sujeito e objeto fazem desde as interações de acontecimentos que perpassam, neste caso, tanto a pesquisa quanto o pesquisador. Quer dizer todas as singularidades e multiplicidades que se passam no encontro demarcado pelos interesses enraizados no querer saber, conhecer, pontuar ou postular desde as ciências e por quem procura dar forma a esses interesses. Com Uma história [de um educador matemático] da/na floresta...  propõe-se a composição de um espaço-tempo que convida a pensar vida e pesquisa de modo conjunto.
Palavras-chave: Educação Matemática, Cartografia, Imanência.

Life and research and imanence: a story [of a mathematical educator] of / in the forest …

Abstract

The following work contemplates, using the story as a strategy, the inseparability that exists between doing research and the researcher as a subject, that is, as someone who feels anguish, desires, joys and sadness, who is affected; and the opportunity to bring new ways to approach the investigative exercise. In this sense, immanence as the plant Deleuze (1995), neither dependent on an object nor belonging to a subject, is present in the updates that subject and object make since the interactions of events that permeate, in this case, both the research and the researcher . It means all the singularities and multiplicities that take place in the meeting demarcated by interests rooted in wanting to know, know, punctuate or postulate from the sciences and by those who seek to shape those interests. With A story [of a mathematical educator] of / in the forest ... we propose the composition of a space-time that invites us to think about life and research together.
Keywords: Mathematics Education, Cartography, Immanence.


Texto Completo

PDF