Da arte de (re)existir philosophicamente
Da arte de (re)existir philosophicamente
Dulce Mari da Silva Voss
Resumo
Essa escrita encontra inspiração nas artes experimentadas pelo Grupo de Pesquisa Philos Sophias que, aliada às Teorias Pós-Estruturalistas e às Filosofias da Diferença, tem forjado a composição de linhas de fuga e forças ativas, movidas na criação de produções acadêmicas e escritas livres na cidade de Bagé (RS) e na Universidade Federal do Pampa e em outros territórios e encontros com intercessores onde buscamos expandir nossas potências. Agimos pelo desejo de perfurar a tradição e a cultura acadêmica do ensino e da pesquisa operados “à luz” de epistemes modernas que insistem em nomear, classificar e segregar ciências e vidas. Tudo aquilo que torna nossos corpos pesados e nos prende ao majoritário, aos poderes e saberes de morte. Nosso compromisso é com a vida e, por isso, encontramo-nos enredados neste emaranhado de (re)existências, sem começo nem fim... Palavras-chave: Filosofias da Diferença; Grupo de Pesquisa Philos Sophias; (Re)existências.
Of the art of (re)existing philosophically
Abstract
Abstract: This writing finds inspiration in the arts experienced by the Philos Sophias Research Group, which, together with post-structuralist theories and philosophies of difference, has forged the composition of escape lines and active forces, moved in the creation of productions academic and free writings in the city of Bagé (RS) and the Federal University of Pampa and other territories and meetings with intercessors where we seek to expand our powers. We act by the desire to pierce the tradition and academic culture of teaching and research operated "the light" of modern epistemes that insist on naming, classifying and segregating sciences and lives. Everything that makes our bodies heavy and binds us to the majority, to the powers and knowledge of death. Our commitment is to life and, therefore, we find ourselves entangled in this tangle of (re)existences, with no beginning or end.... Keywords: Philosophies of Difference; Research Group Philos Sophias; (Re)existences.
Texto Completo
Referências
ALMEIDA, C. G.; VOSS, D. M. S. Micropolíticas de afetos entre mulheres no Assentamento Conquista da Fronteira. Anais do VI Simpósio Internacional em Educação Sexual, Universidade Estadual de Maringá, Maringá PR, 2019. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/sies/anais/PDF/GT-09/09.05.pdf Acesso em: 24 mar. 2020. ALMEIDA, C. G. (Re)encontros que tramam existências: educação comunitária e educação formal no Assentamento Conquista da Fronteira (Hulha Negra, RS). 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino), Universidade Federal do Pampa, 2019. BONFANTI, B. X.; VOSS, D. M. V. Jovens da ONG Juntos na Prevenção: diferentes juventudes. Anais do 8º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação/5º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Universidade Luterana do Brasil/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Canoas, RS, 2019a. Disponível em: file:///C:/Users/germa/Downloads/JOVENS%20DA%20ONG%20JUNTOS%20NA%20PREVEN%C3%87%C3%83O%20corrigido.pdf Acesso em: 20 mar. 2020. BONFANTI, B. X.; VOSS, D. M. V. O grupo The Manifest: (re)inventando o hip hop. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 05, ed. especial, abr., 2019b, artigo nº 1206. Disponível em: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1206/680 Acesso em: 24 mar. 2020. CORRÊA, S. M. Ciranda da vida que gira e faz girar a roda: do brincar como experimentação de devires docentes na Educação Infantil. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino), Universidade Federal do Pampa, 2019. CRUZ, D. D.; VOSS, D. M. S. Corpos dançantes... seres em devir. In: SANTOS, A. B.; MACHADO, J. P.; COLVERO, R. B. (orgs). Pesquisa e sociedade: desafios e possibilidades. Pelotas, RS: Basibooks, 2020, p. 1026-1037. Disponível em: https://claec.org/ehm/wp-content/uploads/sites/2/2020/03/ANAIS_FINAL.pdf Acesso em 24 mar. 2020. DELEUZE, G. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992 DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto A. Munoz. São Paulo: Ed. 34, 1991. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. Trad. Joana M. Varela e Manuel M. Carrilo, Lisboa, Portugal: Ed. Assírio & Alves, 2004. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. 2.ed. Trad. Ana L. Oliveira, Aurélio G. Neto e Célia P. Costa. São Paulo: Ed. 34, 2011. FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8.ed. Trad. Salma Tanuz Muschail. São Paulo: Martins Fontes, 1999. FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso em Collége de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2005. FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008. GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 12.ed. Petrópolis, RJ, 2013. LIMA, C. S.; VOSS, D. M. S. Cartografando teatro e ensino num encontro com a filosofia da diferença. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 05, ed. especial, abr., 2019a, artigo nº 1153. Disponível em: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1153/895 Acesso em: 24 mar. 2020. LIMA, C. S.; VOSS, D. M. S. Arte-magia: “Os Carlitos” em cena. In: GALLO, S.; VICENTIN, M.; CORRÊA, M. (orgs). Caderno de Anais do VIII Seminário Conexões, Campinas, SP: UNICAMP/FE, 2019b, p. 34-35. Disponível em: https://conexoesdeleuze2019.files.wordpress.com/2019/12/caderno-de-anais-conexc3b5es-1.pdf. Acesso em: 24 mar. 2020. LIMA, C. S. Subjetivações e corporeidades em devir: encenando performances criadoras de conexões entre teatro e ensino. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino), Universidade Federal do Pampa, 2019. NIETZSCHE, F. Humano demasiado humano I: um livro para espíritos livres. Trad. Paulo C. Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. NIETZSCHE, F. Assim falava Zaratustra: livro para toda gente e para ninguém. Trad. José M. Souza, Elisabeth Foster. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016. PEREIRA, D. C. A arte de viver o vôo do passarinho: experimentações estéticas ativadas pelas histórias de Malala, Anne Frank e Frida Khalo com as meninas da Casa da Menina (Bagé, RS). 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino), Universidade Federal do Pampa, 2019. PORTO, J. S.; VOSS, D. M. S. Por uma cartografia de performances transgressoras de gêneros e sexualidades. Anais do IV Seminário Internacional Desfazendo Gênero, Universidade Federal Rural de Pernanbuco, Recife, 2019a. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/desfazendo_genero/trabalhos/TRABALHO_EV129_MD4_SA23_ID553_22082019083116.pdf Acesso em: 20 mar. 2020. PORTO, J. S.; VOSS, D. M. S. Marchas feministas: onde estão as mulheres. Anais do VI Simpósio Internacional em Educação Sexual, Universidade Estadual de Maringá, Maringá PR, 2019b. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/sies/anais/PDF/GT-09/09.05.pdf Acesso em: 24 mar. 2020. PORTO, J. S. Currículo, gênero e sexualidade: uma análise sobre as práticas discursivas e não discursivas que reforçam posições de gênero e sexualidade na escola. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 05, ed. especial, abr., 2019, artigo nº 1264. Disponível em: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1264/896 Acesso em 20 mar. 2020. SCHERER, R. Aprender com Deleuze. Trad. Tomaz T. Silva e Sandra Corazza. Revista Educação e Sociedade, vol. 26, n. 93, Campinas, São Paulo, set./dez. 2005, p. 1183-1194. SIMÕES, A. G. S.; VOSS, D. M. S. O que é dito sobre os sujeitos que escapam à norma na escola. Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, Rio Grande, Rio Grande do Sul, p. 90-98, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/viewFile/8492/5784 Acesso em: 24 mar. 2020a. SIMÕES, A. G. S.; VOSS, D. M. S. Violência sexual: as circunstâncias, as dores e as possibilidades de reinvenção subjetiva. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 05, ed. especial, abr., 2019. artigo nº 1091. Disponível em: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1091/894 Acesso em: 24 mar. 2020b. SIMÕES, A. G. S.; VOSS, D. M. S. Subjetivação e estética da existência: mulheres outras. Anais do VI Simpósio Internacional em Educação Sexual, Universidade Estadual de Maringá, Maringá PR, 2019. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/sies/anais/PDF/GT-09/09.05.pdf Acesso em: 24 mar. 2020c. VOSS, D. M. S.; CORREA, S. M.; PEREIRA, D. C.; ALMEIDA, C. G. O grupo de pesquisa Philos Sophias: devir filosófico para uma estética da existência singular plural. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 04, ed. especial, fev., 2018, artigo n. 720. Disponível em: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/720 Acesso em: 25 nov. 2018. VOSS, D. M. S. Da arte de (Re)existir philosophicamente. In: GALLO, S.; VICENTIN, M.; CORRÊA, M. (orgs). Caderno de Anais do VIII Seminário Conexões, Campinas, SP: UNICAMP/FE, 2019, p. 171-172. Disponível em: https://conexoesdeleuze2019.files.wordpress.com/2019/12/caderno-de-anais-conexc3b5es-1.pdf. Acesso em: 24 mar. 2020. ZACHARIAS, Pamela. (Des)encontros em um lugar qualquer. 2017. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. 2017