Cartografias da carne e osso e outras naturezas. Devir carne, devir gente

Antonio Almeida da Silva

Resumo

Traçamos uma cartografia que experimenta nas produções de alguns artistas da contemporaneidade, buscando, no corpo, na carne, nos ossos, nas vísceras, exercícios de performance para pensar em alguns conceitos trazidos da filosofia da diferença para o campo da arte, na tentativa de pensar as práticas artísticas como possibilidades de diálogos, entre arte, ciência e filosofia. Em Rodrigo Braga, o desejo animal que está na pele, no sangue, na carne (pré-superfície humana). Como contrapeso e contragravidade, 70 quilos de carne e ossos pendurados e expostos numa rede, na performance instalação de Santiago Cao. Em Fábio Magalhães, o corpo e a carne engendram outras experiências sensoriais. O que pode um corpo é a natureza e os limites do seu poder de ser afetado.” (DELEUZE, 2002, p. 185). Essas cartografias instauram gestos micropolíticos sobre o corpo, seus sujeitos e espaços e criam-se outros modos de viver e de pensar.
Palavras-chave: Carne-osso, Devir, Arte

Cartographs of flesh and bone and other natures. Becoming flesh, becoming a person

Abstract

We draw a cartography that experiments with the productions of some contemporary artists, seeking  in body, flesh, bones, and viscera, performance exercises to think about some concepts brought by the philosophy of difference to the field of art, in an attempt to think artistic practices as possibilities for dialogue, between art, science and philosophy. In Rodrigo Braga, the animal desire that is in the skin, in the blood, in the flesh (human pre-surface). As a counterweight and counter-gravity, 70 kilos of flesh and bones hung and exposed on a net, in the performance of Santiago Cao. In Fábio Magalhães, the body and the flesh engender other sensory experiences. What a body can do is the nature and limits of its power to be affected.” (DELEUZE, 2002, p.185). These cartographies establish micropolitical gestures on the body, its subjects and spaces and create other ways of living and thinking.
Keywords: Flesh-Bone, Becoming, Art.

Texto Completo

PDF

Referências

BRAGA, R. Ciclos alterados. [curadoria] Paulo Herkenhoff. São Paulo: Instituo Tomie Ohtake, 2012.

CAO, S. Pes(o)soa de carne e osso: relato da ação acontecida em 28 de 2010, em Salvador, Bahia, Brasil. Disponível em facebook.com/cao.santiago. Acesso em: 02/05/20.

CAO, S. Conversando sobre Arte: Entrevistado Santiago Cao. Entrevista de Marcio Fonseca, 2016. Disponível em http://arteseanp.blogspot.pt/2012/06/conversando-sobre-arte-entrevistado.html. Acesso em: 03/05/20.

DELEUZE, G. Bergsonismo. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 1999.

DELEUZE, G. Cinema 1: the movement image. Translated by H. Tomlinson and B. Habberjam. London: Athlone, 2001.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Editora Escuta, 2002.

FORTUNA, M. A obra de arte além de sua aparência. São Paulo: Annablume, 2002.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe B. Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

PACHECO, E. M. et al. O corpo cultivo da arte: Revista de Psicologia, v. 29, n. 2, p. 152-157, maio-ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/fractal/v29n2/1984-0292-fractal-29-02-00152.pdf. Acesso em: 26/04/2020.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.

RODRIGUES, J. Beuys: um filósofo na arte e na cidade. Millenium - Revista do ISPV, n. 25, 2002. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/Millenium25/25_24.htm. Acesso em 02/05/20.

ROLNIK, S. Despachos no museu: sabe-se lá o que vai acontecer. São Paulo em Perspectiva, 2001.

SILVA, A. A. Naturezas, devires e ecologias em Rodrigo Braga. VI Jornadas de Historias de Vida en Educación. Universidade de Lleida, Espanha, 2017. Disponível em: https://jornadashistoriasdevida2017.files.wordpress.com/2017/02/almeida_antonio_2_-devir-animal-rodrigo-braga.pdf. Acesso em: 27/04/2020.

SILVA, Antonio Almeida da. Laboratórios dos despropósitos: vestígios ecológicos entre arte e ciência. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/ REPOSIP/332709/1/ Silva_AntonioAlmeidaDa_D.pdf. Acesso em: 27 abr.2020.