Os dramas da pesquisa ou sobre escrita acadêmica e vida

Renata Ferreira da Silva

Resumo

A pesquisa é aqui potencializada a partir da força da dramatização (Deleuze, 2006) para pensar a escrita acadêmica como autoformação ativada por encenações que inventam espaços-tempos particulares, forças de produção da vida. O texto destaca um percurso metodológico que se dá por acontecimentos, cria cenas (dinamismos espaços-temporais) e estudos (ideias–força) propondo um paralelismo afetivo (Spinoza, 2012) que instaura um pensamento sobre pesquisa a partir dos “encontros”, capacidade de afetar e ser afetado, que levam ao que procuramos caracterizar como uma pesquisa dramática. O que pode a escrita da vida? Os dramas de uma pesquisa podem, assim, pensar a pesquisa como geradora de dados, ao invés de coleta de dados; pensando modos de se fazer, no lugar de moldes a serem reproduzidos.
Palavras-chave: Pesquisa, Corpo, Dramatização.

The dramas of research or about academic writing and life

Abstract

Research is powered here based on the strength of dramatization (Deleuze, 2006) to think of academic writing as self-training activated by enactments that invent particular space-times, forces of life production. The text highlights a methodological path that happens due to events, and creates scenes (space-time dynamisms) and studies (ideas-strength) proposing an affective parallelism (Spinoza, 2012) that establishes a thought about research based on “encounters”, ability to affect and be affected, which lead to what we seek to characterize as a dramatic research. What can life writing do? Research dramas can thus think of research as generating data, rather than collecting data; thinking about ways of doing it, instead of molds to be reproduced.
Keywords: Research, Body, Dramatization.





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Referências

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