Yoga nômade: maquinações do Gupta Vidya

Pedro Henrique Cunha Azalim

Waldir Ramos Neto

Resumo

O artigo apresenta uma narrativa que utiliza personagens conceituais em uma versão mista e inventada - maquinação, linha de fuga - das duas principais correntes históricas que narram as origens do tantrismo. O conto de Lalita e seus ancestrais carrega elementos-chave das origens da cultura hinduísta com sua multiplicidade de sentidos, versões, interpretações, escolas filosóficas, yoga, tantra e ayurveda. A história mais comumente difundida no Ocidente diz que a civilização dravídica foi dizimada pelos povos nômades de Arya, que destruíram as fundações do povo dravídico e se apropriaram de sua cultura, difundindo posteriormente sua filosofia e mitologia. Essa corrente histórica tem viés colonizado, já que se trata do ponto de vista dos historiadores colonos ingleses. Uma segunda corrente, mais baseada nas evidências arqueológicas, menciona uma fusão entre as duas culturas - em função de uma seca no rio Saraswati, ambos povos foram obrigados a peregrinar e se fundiram.
Palavras-chave: Yoga, Nomadismo, Corporeidade.


Nomad yoga: machinations of Gupta Vidya

Abstract

The article presents a narrative that uses conceptual characters in a mixed and invented version - machining, line of flight - of the two main historical currents which narrate the origins of Tantrism. The tale of Lalita and her ancestors carries key elements from the origins of Hindu culture with its multiplicity of meanings, versions, interpretations, philosophical schools, yoga, tantra and ayurveda. The most widespread history in the Western says that the Dravidian civilization was wiped out by the nomadic peoples of Arya, who destroyed the foundations of the Dravidian people and appropriated their culture, later spreading their philosophy and mythology. This historical trend has colonized bias, since it is the point of view of the English colonial historians. A second current, more based on archaeological evidence, mentions a merger between the two cultures - due to a drought on the Saraswati river, both peoples were forced to make a pilgrimage and merged.
Keywords: Yoga, Nomadism, Corporeality



Texto Completo

PDF

Referências

ALMEIDA, A. Shivam Yoga e Índia: potencializando os sentidos - Um ensaio foto-poético. Ouro Preto-MG: Ed. Legraphar, 2019.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997

FEUERSTEIN, G. A tradição do yoga. São Paulo: Editora Pensamento / Cultrix, 1998.

FRAWLEY, D. The mith of the aryan invasion of Índia. Voice of India, New Dheli, 2005

LYSEBETH, Andre Van. Tantra: el culto de lo femenino. Ed. Summus São Paulo, 1996.

REICH, D. Ancient DNA suggests steppe migrations spread indo-european languages -proceedings of the american philosophical society. v. 162, n. 1, p. 39-55, Cambridge, 2018.

RODRIGUES, M. R.; DEVEZA, C.; SANTAELLA, D. F.; FILLA, J.A.M.; GULMINI, L.C.; DI BENEDETTO, M.A.C.; CASTILHO, M. C.; FERREIRA, M.; SHIMADA, S. Estudos sobre o yoga. São Paulo: Phorte; 2006.

SARASWATI, Aghorananda. Mitologia hindu: o universo dos deuses e mitos da Índia. 2.ed. São Paulo: Madras, 2007.