Entre o Estado e o nômade: a produção de um espaço de partilha como possibilidade de alisamento de espaços escolares estriados

Paola Amaris-Ruidiaz

Roger Miarka

Resumo

Produzem-se uma lógica neoliberal que pode ser compreendida dentro das relações de poder e saber, mobilizadas pelos Estados como táticas eficientes de governo. A Escola sendo parte do Aparelho de Estado pode produzir discursos competentes por meio de espaços institucionais como a “Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo” (ATPC). Este trabalho propõe pensar em modos possivelmente nômades ao criar um território de partilha em meio a espaços institucionais, e assim produzir um agente político ─ aquele que age ─ nos lugares institucionais, nas franjas do próprio Estado. Com isso, busca-se pela operação de uma máquina de guerra que almeje a criação de territórios existenciais para produzir outras formas de vida, que não àquelas impostas pelo Estado.
Palavras-chave: Educação Matemática; Filosofia da Diferença; Tratado de Nomadologia

Entre el Estado y el nómada: la producción de un espacio de encuentro como posibilidade de alisamiento de espacios escolares estriados

Resumen

Se produce una lógica neoliberal que puede ser comprendida dentro de las relaciones de poder y saber, movilizadas por los Estados como tácticas eficientes de gobierno. La escuela que forma parte del aparato de estado puede producir discursos competentes a través de espacios institucionales como en el “Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo” (ATPC). Este trabajo propone pensar en modos posiblemente nómadas al crear un territorio de encuentro en medio de espacios institucionales, y, así producir un agente político ─aquel que actúa─ en lugares institucionales, en las márgenes del propio Estado. Con eso, buscase operar una máquina de guerra que llegue a crear territorios existenciales para producir otras formas de vida, distintas de las impuestas por el Estado.
Keywords: Educación Matemática; Filosofía de la Diferencia; Tratado de Nomadología.



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