Corpos dançantes na tessitura de currículos rizomáticos: uma experimentação esquizo

Marina de Oliveira Delmondes

Mariana de Oliveira Delmondes

Resumo

A dança, como um dispositivo do pensamento, propiciou um agenciamento, um encontro. Pensar as produções curriculares cotidianas a partir dos gestos do corpo se configurou como uma experimentação esquizo, que fez-faz problematizar a tessitura de currículos rizomáticos ou como os currículos podem agenciar e transbordar outros modos de fazer uma educação menor. Ao assumirmos a vertente teórico-metodológica da pesquisa com os cotidianos e a filosofia da diferença de Deleuze e Guattari, objetivamos entrelaçar cenas, movimentar corpos e maquinar outros modos de curricular que estejam mais afetos aos gestos intempestivos de uma possível máquina de guerra nômade do que às arregimentações prescritivas advindas de um aparelho de Estado, cuja função, quase sempre, cumpre disciplinar e controlar os corpos.
Palavras-chave: Currículos rizomáticos. Cotidianos escolares. Dança.

Dancing bodies on the weaving of rhizomatic curricula: a Schiz experimentation

Abstract

Dance as a device of thought provided an agency, a meeting. Thinking about everyday curricular productions from the gestures of the body configured as a schiz experimentation that does-did problematize the weave of rhizomatic curricula or, how curricula can agency and overflow other ways of doing less education. When we adhere the theoretical-methodological aspect of the research to everyday life and the philosophy of difference by Deleuze and Guattari we aim to intertwine scenes, move bodies and enable other ways of weaving curricula that are more attached to the untimely gestures of a possible nomadic war machine than to the prescriptive regiments coming from a State apparatus whose function, almost always, is to discipline and control the bodies.
Keywords: Rhizomatic curricula. School daily life. Dance.



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