A performance como caminho têxtil: ensaio sobre a ação Remova Antes de Usar

Marie Araújo Auip

Francisco das Chagas Pessoa Cacau Junior

Resumo

Por meio da reflexão sobre os elementos costura, farda e tempo presentes na performance Remova Antes de Usar, realizada no VIII Seminário Conexões: Deleuze e Corpo e Cena e Máquina, na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas, este ensaio tem o objetivo de estabelecer diálogos entre as atuais relações de trabalho no mercado de moda, bem como suas capturas realizadas pelo biopoder no contemporâneo. Costurado com palavras, o texto disserta sobre as perspectivas de futuro que estão imbricadas nos processos de trabalho e consumo, pois estes são colocados, por alguns governantes, como agentes propulsores para a saída da crise pandêmica provocada pelo COVID-19. Discutindo sob à luz dos trabalhos de Pelbart, Foucault e Han como as subjetividades desses trabalhadores irão vivenciar os novos territórios criados a partir dos processos de desterritorialização vivenciados por eles nesta crise: demissões em massa, precarização do trabalho, cortes de salários, o fim do descanso.
Palavras-chave: Arte da Performance, Moda, Biopoder.

Performance as a textile way: an essay about the action Remove Before Use

Abstract

This By reflecting upon the elements of Sewing, Uniform and Time, presented in the Remove Before Using performance during the VIII Seminário Conexões: Deleuze e Corpo e Cena e Máquina at the Faculty of Education, University of Campinas, this essay aims to establish dialogues among the various labor relations in the fashion industry, as well as their captures made by contemporary biopower. Stitched in words, the text talks about the future perspectives that are intertwined in the processes of work and consumption, as these are considered, by some government representatives, as propellant agents for exiting the pandemic crisis caused by COVID-19. Discusses in the light of the works of Pelbart, Foucault and Han how the subjectivities of these workers will experience the new territories created from the processes of deterritorialization experienced by them throughout the crisis: mass layoffs, precarious work, wage cuts and the end of resting.
Keywords: Performance Art, Fashion, Biopower.


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Referências

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VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI. Direção de Ken Loach. Reino Unido, Bélgica, França. Distribuição: Vitrine Filmes, 2019. (100 min).