Fiança: fé, imagens e palavras

Alessandra Aparecida de Melo

Resumo

Fiança é a guia que reverbera dos encontros do Coletivo Fabulografias com os meninos internos na Fundação CASA dentro das aulas da disciplina de filosofia. Fiança é fé e negação, ponto firmado ou sinal da cruz, é respeito, tolerância e comunhão. Estas imagens nos trazem reflexões e fabulações acerca do que se firma, se estabelece e se mantém da crença em cativeiro, em um cativeiro de menores. Um cativeiro que dura mais de trezentos anos e que muda os grilhões, mas não os aprisionados. A maioria dos adolescentes em conflito com a lei apreendidos é negra, nos camburões ecoam as vozes e ferros dos navios negreiros. 
Palavras-chave: Di menor, Fundação CASA, Fotografia.

Fianza: fe, imágenes y palabras

Resumen

Fiança es la guía que reverbera de las reuniones del Coletivo Fabulografias con los niños dentro de la Fundação CASA dentro de las clases de filosofía. La fianza es fe y negación, un punto firmado o signo de la cruz, es respeto, tolerancia y comunión. Estas imágenes nos traen reflexiones y fabulaciones sobre lo que se establece, establece y mantiene a partir de la creencia en el cautiverio, en un cautiverio de menores. Un cautiverio que dura más de trescientos años y que cambia los grillos, pero no los encarcelados. La mayoría de los adolescentes capturados son negros, en las furgonetas resuenan las voces y los hierros de los barcos de esclavos.  
Palabras clave: Di menor, Fundação CASA, Fotografía.

Texto Completo

PDF

Referências

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Editora. Autêntica, 1975.

WUNDER, Alik; MELO, Alessandra. Poesias, imagens e africanidades. Linha Mestra, Campinas, n.23. p. 217, 2013.

WUNDER, Alik. Uma educação visual por entre a literatura, fotografia e filosofia. Políticas Educativas, Porto Alegre, v.3, n.1, p.65-78, 2009.

WUNDER, Alik. Sensações inauditas mundos possíveis? Revista Observatório, Palmas, v.4, n. 1, p.176, 2018.