Ecos de um baú

Luana da Silva

Resumo

Atenção. Escute! As palavras estão vazando. Escritos que experimentam desvendaram tesouros escondidos no mais íntimo de quem escreve. Assim, uma escrita-corpo atenta aos processos de escritas que se dão dos vazios, das sobras e dos desassossegos. Este ensaio pretende ouvir os ecos de palavras que ousam inventar-se mais uma vez por meio de uma escrita vivida pelos afetos. Para poder compo-lo se mistura com leituras de COCCIA (2020), DALMASO (2016) e POTIN; GODOY (2017), a fim de compor uma experimentação com palavras e com os conceitos para além de significações. Uma escrita que se faz com outros, podendo então caminhar na memória de outros tempos por meio de afetações e significações próprias de quem ler. É uma mistura de poemas e microtextos que se envolvem inteiramente na experimentação atenta do corpo. Logo, uma escrita que convida a produzir possibilidades de respiro, acalanto e de operar com as palavras.

PALAVRAS-CHAVES: Escrita. Corpo. Experiência. 

Ecos de un cofre

Resumen

Atención. ¡Escucha! Las palabras están goteando. Escritos que experimentan descubrir los tesoros ocultos de lo más íntimo de quién escribe. Así, una escrita-cuerpo atenta a los procesos de escritura que resultan de los vacíos, de las sobras y de las inquietudes. El ensayo desea escuchar los ecos de las palabras que ansean inventarse más una a través de una escritura vivida por los afectos. Para que pueda hacerlo, mezclé con lecturas de COCCIA (2020), DALMASO (2016) e POTIN; GODOY (2017) para componer una experimentación con palabras y con los conceptos más allá de significados. Una escritura que compone con los demás, para entonces caminar en la memoria de los otros tiempos a través de afectaciones y significados propios de los que leen. Es una mezcla de poemas y microtextos que se involucran en la experimentación atenta del cuerpo. Por tanto, una escritura que invita a producir posibilidades de respirar, calmar y operar con las palabras.

PALABRAS CLAVES: Escrita. Cuerpo. Experiencia.

Texto Completo

PDF

Referências

COCCIA, E. Metamorfoses. 1. ed. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2020.
DALMASO, A. C. Fiandografia: experimentações entre leitura e escrita numa pesquisa em educação. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016

PONTIN. V; GODOY. A. Das escritas, dos corpos. Afetos e entretempos. Revista Educação e Filosofia: Dossiê Artes e Oficinas: incursões na filosofia de Deleuze-Guattari, v. 31 n. 63, 2017.

SILVA, Luana da. A escrita: vias de caminhar no tempo. ClimaCom – Diante dos Negacionismos [Online], Campinas, ano 8, n. 21,  dezembro. 2021. Available from: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/ a-escrita-vias-de-caminhar-no-tempo/