Ecos de um baú
Ecos de um baú
Luana da Silva
Resumo
Atenção. Escute! As palavras estão vazando. Escritos que experimentam desvendaram tesouros escondidos no mais íntimo de quem escreve. Assim, uma escrita-corpo atenta aos processos de escritas que se dão dos vazios, das sobras e dos desassossegos. Este ensaio pretende ouvir os ecos de palavras que ousam inventar-se mais uma vez por meio de uma escrita vivida pelos afetos. Para poder compo-lo se mistura com leituras de COCCIA (2020), DALMASO (2016) e POTIN; GODOY (2017), a fim de compor uma experimentação com palavras e com os conceitos para além de significações. Uma escrita que se faz com outros, podendo então caminhar na memória de outros tempos por meio de afetações e significações próprias de quem ler. É uma mistura de poemas e microtextos que se envolvem inteiramente na experimentação atenta do corpo. Logo, uma escrita que convida a produzir possibilidades de respiro, acalanto e de operar com as palavras. PALAVRAS-CHAVES: Escrita. Corpo. Experiência.
Ecos de un cofre
Resumen
Atención. ¡Escucha! Las palabras están goteando. Escritos que experimentan descubrir los tesoros ocultos de lo más íntimo de quién escribe. Así, una escrita-cuerpo atenta a los procesos de escritura que resultan de los vacíos, de las sobras y de las inquietudes. El ensayo desea escuchar los ecos de las palabras que ansean inventarse más una a través de una escritura vivida por los afectos. Para que pueda hacerlo, mezclé con lecturas de COCCIA (2020), DALMASO (2016) e POTIN; GODOY (2017) para componer una experimentación con palabras y con los conceptos más allá de significados. Una escritura que compone con los demás, para entonces caminar en la memoria de los otros tiempos a través de afectaciones y significados propios de los que leen. Es una mezcla de poemas y microtextos que se involucran en la experimentación atenta del cuerpo. Por tanto, una escritura que invita a producir posibilidades de respirar, calmar y operar con las palabras. PALABRAS CLAVES: Escrita. Cuerpo. Experiencia.
Texto Completo
Referências
COCCIA, E. Metamorfoses. 1. ed. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2020. DALMASO, A. C. Fiandografia: experimentações entre leitura e escrita numa pesquisa em educação. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016 PONTIN. V; GODOY. A. Das escritas, dos corpos. Afetos e entretempos. Revista Educação e Filosofia: Dossiê Artes e Oficinas: incursões na filosofia de Deleuze-Guattari, v. 31 n. 63, 2017. SILVA, Luana da. A escrita: vias de caminhar no tempo. ClimaCom – Diante dos Negacionismos [Online], Campinas, ano 8, n. 21, dezembro. 2021. Available from: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/ a-escrita-vias-de-caminhar-no-tempo/