Cartas para bell hooks: políticas do encontro para erguer a voz na Universidade

Bruna Moraes Battistelli
Daniela Ferrugem
Luana Ramalho Martins
Bárbara Magnani Rodrigues
Karem Samia Pamplona Pires
Luciana Rodrigues

Resumo

O que podem as cartas? Apostamos que elas nos permitem acionar tempos outros e presenças. Desta forma, nos lançamos a escrever cartas para bell hooks; contamos de nossas experiências na universidade e nossos encontros com ela. Assim, em um ensaio cartagráfico, costuramos nossas experiências a partir de nossos encontros em um projeto de extensão universitária que tinha como objetivo se constituir como espaço de escuta e acolhimento para mulheres estudantes. Nossa guia intelectual é bell hooks, feminista intelectual afro-americana. Com ela que escrevemos este ensaio e para ela que ofertamos nossas cartas contando dos processos de ser estudante, mulher e pesquisadora em uma universidade ainda sexista, machista, racista e elitista. Em uma aposta na experiência como fonte de produção de conhecimento, ofertamos pistas para uma academia em que o acolhimento e a escuta estejam na ordem do dia.

Palavras-chave: feminismos, escuta, cartas, escrita, bell hooks.

Abstract

What can the letters do? We bet that it allow us to trigger other times and presences. In this way, we started to write letters to bell hooks; we tell about our experiences at the university and our encounters with her. Thus, ins a cartographic essay, we sewed our experiences together from our encounters in a university extension project that aimed to constitute itself as a space for listening and embracing women students. Our intellectual guide is bell hooks, an Afro-American intellectual feminist. It is with her that we wrote this essay and for her that we offer our letters telling about the processes of being a student, woman and researcher at a university that is still sexist, racist and elitist. In a bet on experience as a source of knowledge production, we offer clues to an academy where embracement and listening are the order of the day.

Key-words: feminisms, listening, letters, writing, bell hooks.

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Referências

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