Para inventar uma poética do invisível na educação

Tiago Martins de Morais

Resumo

Este pequeno ensaio – movimento do pensamento em tempos de urgência, que são também tempos de trabalho do espírito – ganha corpo com um movimento de negação da  protagonista do romance Mrs. Dalloway, de Virgínia Woolf (1925). Uma negação do invisível, do invisível nela mesma. A cena do romance pode muito bem apontar um movimento amplo, cultural, de negação de si, também apontado por Nietzsche no final do século XIX e por C. G. Jung, no início do século XX. A cena de Mrs. Dalloway adquire novo sentido após o ano de 2020 quando talvez tenha ficado visível, em escala planetária, uma dificuldade coletiva em lidar com aquilo que não enxergamos. Aliando-se a e transcriando (CORAZZA, 2013) cenas da literatura, da pintura, da psicologia e da filosofia, compõe-se aqui um exercício de linguagem, um fazer-pensar que nos convide ao tracejamento, no campo da educação, de linhas de recomposição de nossa relação com o invisível (GUATTARI, 2012), com o fantasma, com tudo aquilo que está na floresta escura de nós mesmos.

Palavras-chaves: invisível; educação; ecosofia.

Resumen

El pequeño ensayo que se presenta – movimiento del pensamiento en tiempos urgentes, que son también tiempos de trabajo del espíritu – materializase al rededor del movimiento de  negación de la protagonista de la novela Señora Dalloway de Virginia Woolf (1925). Una negación del invisible, de su proprio invisible. Esta ensena apunta para un movimiento amplio, cultural, de  negación de uno mismo, ya dicho por Nietzsche al final del siglo XIX y por C. G. Jung, décadas después. La ensena vivida por Señora Dalloway adquiere nuevo sentido a partir del año de 2020 cuando quizá  tenga quedado visible, al rededor del mundo, la dificultad en relacionarse con lo invisible. Aliándose a ensenas de literatura, pintura, psicología y filosofía y transcreandolas (CORAZZA, 2013), aquí se compone ejercicio del lenguaje, hacerlo-pensarlo que invitanos a trazar, en el campo de la educación, lineas de recomposición de nuestra relación con lo invisible (GUATTARI, 2012) con el fantasma, con todo lo que está en la selva oscura que nos habita.

Palabras-clave: invisible; educación; ecosofia

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Referências

CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre: Doisa, 2013.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução de Suely Rolnik. Campinas: Papirus, 2012.

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